terça-feira, 31 de março de 2009

Honra, que honra dizes?
Se honra pra ti é ser pura
Honra de mim ser puta!

(Verônica Kunze)

“Caras Pintadas” sacodem o Rio Grande do Sul



Por Rodolfo Mohr, estudante de jornalismo.
Movimento Romper o Dia! e DCE/UFRGS

“Não preciso nem dizer/Que o governo é inimigo
Mas é muito bom saber/Que o estudante tá unido
Pra fora, pra fora, pra fora/Pra fora, pra fora, pra fora
Pra fora, pra fora, pra fora/Pra fora, governo ladrão!”


Paródia cantada durante o ato do dia 26/03 em Porto Alegre

Essa não foi qualquer semana no Rio Grande do Sul. A partir do lançamento da campanha “Os Caras Pintadas estão de volta - Ella não pode continuar”, no dia 5 de março na Assembléia Legislativa, uma grande expectativa foi gerada no estado. Durante a apresentação da “Carta à Sociedade Gaúcha”, manifesto assinada por mais de 20 entidades estudantis, foi entregue ao presidente da Assembléia Ivar Pavan o “remédio” dos estudantes para a crise do Rio Grande: uma passagem de ônibus para Yeda, na poltrona 45, de Porto Alegre para São Paulo, às 12h30 do dia 26 de março. Nosso desafio era fazer Yeda embarcar em uma viagem sem volta.

A crise política marcada por denúncias de corrupção, divisão da base do governo e ações truculentas “desceu” à terra com as mobilizações estudantis. No dia 25, estudantes de Pelotas protagonizaram um ato com cerca de mil estudantes, sindicalistas e ativistas sociais. Em Santa Maria, no mesmo dia, em torno de 500 estudantes engrossaram as fileiras contra o governo Yeda, avaliado pelo Datafolha semana passada como o mais rejeitado do Brasil.

Dia 26 de março, foi a de Porto Alegre. Mais de 1000 estudantes compareceram ao chamado do “Movimento Romper o Dia!” em conjunto com outros coletivos, grêmios e diretórios acadêmicos. Um ato com a marca dos “Caras Pintadas”. A irreverência estudantil lembrou os tempos do “Fora Collor”. Os estudantes cantaram parabéns a Porto Alegre pelos seus 237 anos. O presente foi entregue em frente ao Palácio Piratini. A queima de um boneco da governadora representou simbolicamente o desejo da maioria dos gaúchos. As principais ruas de acesso ao centro ficada cidade ficaram bloqueadas. Pela primeira vez em muitos anos os populares, os motoristas e os usuários do transporte público aplaudiram os estudantes que fecharam o trânsito.

Junto aos estudantes secundaristas e universitários participaram do ato militantes do PSOL, do PT, do PDT, a presidente da UNE, Lúcia Stumpf. Também estiveram presentes a deputada federal Luciana Genro e presidente estadual do PSOL Roberto Robaina - que juntos ao vereador Pedro Ruas são responsáveis pelas mais graves denúncias sofridas pelo governo Yeda. A mais jovem vereadora da capital, Fernanda Melchionna do PSOL, oriunda do movimento estudantil, marcou sua presença. Não escolhemos nossos aliados nesta caminhada. Todos e todas que desejam uma outra forma de fazer política, que combatem a corrupção e defendem à educação pública são nossos aliados. Por isso, as tentativas de deslegitimação por parte do governo e seus agentes são inócuas, vazias. Representamos hoje a defesa de um outro futuro.

Os 2.500 estudantes que se mobilizaram esta semana deram a largada. Os dias de Yeda frente ao Piratini estão contados se conseguirmos disseminar a vitalidade e a rebeldia da juventude expressa nos Caras Pintadas. Os jovens gaúchos que estiveram nas ruas esta semana são de fato e de direito os herdeiros da geração de 92, conquistaram este reconhecimento nas ruas. O chamado que deixamos é para que o povo gaúcho - o mesmo que apoiou, aplaudiu e incentivou os “Caras Pintadas”- se junte a este rico processo de mobilização, que tome nas próprias mãos, o rumo da sua história. Venceremos.

CARA PINTADA CONTRA YEDA!!!

"Já perdoei erros imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis, e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.
.
Já abracei pra proteger, já dei risada quando nao podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e nao amei.
.
Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, "quebrei a cara" muitas vezes! Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liquei pra escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo!)
.
Mas vivi! E ainda vivo! Nao passo pela vida... e você também nao deveria passar!"

(Charles Chaplin)

Simpatia

Eu quero ser sempre aquilo com que eu simpatizo
E torno-me sempre
Mais cedo ou mais tarde
Aquilo com que eu simpatizo.

E eu simpatizo com tudo!

São simpáticos os homens superiores
Porque são superiores
E são simpáticos os homens inferiores
Porque ser inferior é
Diferente de ser superior
Mas esta é uma superioridade à certos momento da visão

Eu simpatizo com alguns homens
Pelas suas qualidades do caráter
Com outros eu simpatizo
Pela falta das mesmas qualidades

Como eu sou o rei absoluto da minha simpatia
Basta que ela exista para que tenha razão de ser.

(Fernando...
Pessoa)

sexta-feira, 20 de março de 2009

Problemas

Será que donos de lojas de camas acham que já nascemos sabendo montar camas box?!

Devo ser meio burra...
Alguém se habilita a me ajudar?

Carta dos estudantes a sociedade gaúcha!


Estamos em um momento crítico em nosso Estado.

Perplexidade e indignação marcam o sentimento dos gaúchos a cada novo fato que tem como protagonista o Palácio Piratini.

O povo do Rio Grande não suporta a corrupção, o descaso e a arrogância características marcantes da gestão Yeda Crusius.

O tarifaço, a enturmação, o caso da mansão, o fechamento de escolas, o sucateamento da UERGS, o não pagamento do piso nacional ao magistério estadual, a insegurança pública, a repressão aos movimentos sociais, o aumento do próprio salário em 143%, o arrocho ao funcionalismo público, a tentativa de prorrogação dos pedágios, a corrupção no DETRAN tem nas novas denúncias a gota d’água de um governo que desestabilizou politicamente o Rio Grande do Sul, com recordes índices de rejeição.

O ideário neoliberal que embasa estas medidas e no alardeado “déficit zero”, que precariza as condições de vida da população, se mostram esgotadas em tempos de crise econômica mundial e indicam que este governo está na contramão da história.

Marcaremos a semana de morte do estudante Edson Luiz, assassinado em 28 de março de 1968 pela ditadura militar, ao melhor estilo do movimento estudantil.


A partir do dia 23 uma jornada estadual de mobilização em várias cidades, sendo dia 26 realizado um grande ato em Porto Alegre.Em diversos momentos, o povo gaúcho marcou a história do Brasil.

Não negaremos a nossa história e não renunciamos aos desafios da nossa geração.Conclamamos a sociedade gaúcha – e os estudantes em especial – no espírito da Campanha da Legalidade, das Diretas Já e do Fora Collor - a exercer nas ruas a soberania do povo frente a um governo desastroso e corrupto.

Hoje, estes momentos históricos citados são sintetizados em apenas duas palavras:


Fora Yeda!


Os “Caras-Pintada” estão de volta!

Ella não pode continuar!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Nunca foi tão atual!


"Os donos do capital vão estimular a (...) comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado".


Karl Marx, in Das Kapital, 1867.

segunda-feira, 9 de março de 2009

A queda do sangue preto do imperialismo!

- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu um prazo de duas semanas para que a Coca Cola saia de um terreno no oeste da capital, Caracas, para que o governo possa construir casas populares.

Grande Presidente !!

Repúdio


Distribui teu amor,
Esquece o que passou, já acabou.

Entrega teus beijos, calor, suor e desejos a quem quer que seja que escute tua voz,

Procura encontrar ternura e paixão,

Mas também dúvidas, crises, obsessão,
Tudo que for natural e vier de dentro,

Não tenha preconceito com a força dos sentimentos dos outros.

Procura complexidade, muito mais que simplicidade,


Ameno, preguiçoso, tudo muito chato!

Procura amizade,
E cumplicidade, que é muito importante.
Conversas demoradas de madrugada, com ajuda pra levantar de manhã.

Que encontre apego,

E assim entenda o que pra mim sempre esteve tão claro.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Mâe, prometo que vou me formar, é só uma questão de tempo!


Acordei hoje me sentindo a Rê Bordosa.
A boêmia venceu denovo.

Tem três pessoas que eu encontro todos os dias sem necessáriamente querer, mas que quero quase sempre.

Essas três mocinhas constituem parte da minha consciência.

Especificamente, a parte de mim que acha que eu deveria estudar mais e me formar de uma vez.

Dou muito valor a isso, não me entendam mal,


É só que , entre Aula de Estatística, e Turucutá no Dabi, que diabos qualquer pessoa com dicernimento escolheria?!

A boemia sempre vence no final.

terça-feira, 3 de março de 2009

Fernanda Grande


Essa moça linda, carismática, inteligente e viva, que eu amo tanto, e que a tanto tempo não tinha o prazer encontrar, ontem apareceu na minha mesa de bar, com um vestido lindo florido, uma sugeirinha brilhosa perto da boca, e 24 aninhos recém feitos, bem fresquinhos!
Grande amiga, companheraça, protagonista em expressão corporal, co-idealizadora do Clâ das Bucetas Voadoras, e uma das putas mais badaladas da casa de tolerãncia da Tia Vk!
Que seria dos meus dias tediosos na selva da Pucrs sem você, moça de olhos claros, cabelos pretos, e sorriso largo?
Tudo de bom para essa menina, é o melhor que eu posso desejar!


Novidades


Angústia sem motivo.


Fico espantada as vezes com o corpo humano.
Não me admira que pessoas acreditem em deus. É a perfeição!

Por que quando o corpo entra em pirepaque, a mente ajuda a solucionar o problema,
E quando a mente entra em pane, o corpo resolve o problema.

É a nossa maravilhosa capacidade de roer as unhas,
Fumar um cigarro atrás do outro,
Ingerir substâncias nocivas,
Dormir,
Todas essas coisas que tranquilizam cabeças cansadas como a minha.

Ontem fui dar uma voltinha suspeita com minha cúmplice criminal pela cidade baixa,
Quando um cara pequeninho, num carro vermelho tipo sei lá, jipe, 4X4 ( nada entendo dessas máquinas), parado do outro lado da rua, começou a gritar:

- Não adianta, eu to vendo vocês, eu sei quem vocês são, vem aqui!

Vontade que me da de ter uma espingarda quando caras bebados começam com esse papo na rua!

Era no fim das contas um amigo,
Na verdade dois!
Grandes amigos que não via a séculos,
Amigos muito divertidos!
Demos altas bandas, conversamos, sequestramos trotisky, bebemos muito,

E ai bom...o resto não é contável...


Não, não tenho novidades.
Claro que coisas novas acontecem comigo toda hora, mas nada que seja assim,
Contável...
Acho que talvez devesse começar a viver mais experiências contáveis,
Ou pelo menos me lembrar de mais momentos assim,



Sei lá,
Só pra ter o que escrever aqui.

Tese sobre mulheres que lutam e sonham.


Uma mulher revolucionária às vezes não é admirada em algum tempo de sua vida.
Às vezes o tempo é quem mostra às pessoas quem ela verdadeiramente é.
E as pessoas por sua vez a vão respeitando, se são espertas suficiente para perceber o seu brilho.

Enfim, uma mulher revolucionária revoluciona.
E quando percebe os seus frutos, consegue ser feliz, muito mais feliz do que poderia imaginar.
De alma limpa, de consciência tranquila, de cabeça erguida.

Uma mulher revolucionária às vezes pode se sentir a mais covarde de todas as mulheres, a mais fraca, a mais vil, até se dar conta que é preciso ter muito peito para viver do jeito que acha melhor.

Mas com sua postura, ela vai plantando sementes por onde passa, vai espalhando alegria, vai ensinando a gente.


Israel Linhares

MARX E OS LAGOS

Está provado que o bater de asas de uma borboleta na China pode afetar o clima em Palomas.

É uma das tantas teorias comprovadas pela globalização. Até um dos meus ditados favoritos –os ventos do Norte não movem moinhos do Sul – caiu por terra com a descoberta dessa concepção holística do universo. Tudo se interliga. É por isso que posso afirmar sem medo de errar: a passagem do Guaiba da condição de rio a lago, mais do que significar um rebaixamento para a segunda divisão dos leitos de água, comprova uma das ideias mais rasteiras de Karl Marx ou, ao menos, de como Marx tem sido interpretado por analistas rasteiros como Lênin, Jarbas Passarinho e eu.

O engenheiro Henrique Wittler montou um slideshow, difundido na Internet, que mostra como o Guaiba passou de rio a lago. A lei 4.771, de 1965, estabeleceu a necessidade de áreas de preservação permanente destinadas a conservar 'os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da flora e da fauna, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas'. A faixa de preservação à beira do rio Guaiba foi fixada em, no mínimo, 500 metros. Muita gente não gostou. Alguns, embora nunca tenham sido explícitos em manifestações públicas, entendem que certas populações humanas, especialmente as mais abastadas, teriam o seu bem-estar assegurado se pudessem morar em confortáveis apartamentos ou mansões junto ao Guaiba.

Pode-se construir em áreas de preservação permanente, mas isso demanda autorização especial e imóveis voltados para determinadas finalidades de interesse público. Uma chateação. Não se podendo alterar a lei federal, descobriu-se uma terceira margem: seria o Guaíba de fato um rio? Criou-se uma comissão para refletir sobre essa questão quase metafísica. Com base no laudo dos notáveis dessa comissão, o governador Amaral de Souza, que não deixou saudades, decretou oficialmente, em 1982, que o Guaiba não era um rio, mas um lago. Amaralzinho foi o último representante dos militares a dirigir o Rio Grande do Sul sem o aborrecimento de conseguir votos dos cidadãos. Os interventores eram tão poderosos que podiam até transformar rios em lagos.

A Lei Orgânica de Porto Alegre, de 17 de maio de 1990, continua chamando o Guaiba de rio. Os vereadores da época queriam seguir a lei de 1965 e manter os 500 metros de área de preservação permanente fixados para as margens dos rios. O governo do Estado encontrou um jeito de escapar à polêmica: só se refere ao Guaiba. Jamais ao rio ou lago Guaiba.

A Prefeitura de Porto Alegre atualmente refere-se ao lago Guaiba. A Câmara de Vereadores, na Lei Orgânica, alterada em 2007, continua a referir-se ao rio Guaiba. Curiosamente, quando a Câmara de Vereadores trata do Pontal do Estaleiro, o rio vira lago. Qual a diferença essencial entre lago e rio? Um rio deve ter uma faixa de preservação permanente de 500 metros. Um lago, bem mais modesto, não requer mais de 50 metros. Não há dúvida, o bater de asas de uma borboleta na China pode afetar o clima em Palomas. Ainda mais que ministério público, tribunais, clubes de futebol e governo estão instalados nos 500 metros a serem preservados.

Marx tinha razão: por trás do bater de asas de uma borboleta há sempre uma causa econômica. Lago é uma porção de água cercada de interesses econômicos e políticos por todos os lados.

Juremir Machado da Silva