quinta-feira, 24 de março de 2011

Política Suja!


Retirado do sítio http://acertodecontas.blog.br/politica/sujou-geral-a-politica-brasileira/

A decisão proferida, ontem, pelo STF à respeito da Lei do Ficha Limpa sujou geral a política brasileira. Não apenas do ponto de vista ético, pois vários políticos fichas sujas retornam à cena fortalecidos, mas também do ponto de vista da segurança jurídica/eleitoral brasileira.

O resultado no STF foi de 6×5, graças ao voto do recém-nomeado ministro Luiz Fux, que desempatou a votação realizada ano passado (acho que em setembro) quando a suprema corte se encontrava com apenas 10 membros, após a aposentadoria de Eros Grau.

Ainda não se sabe o tamanho do impacto que o adiamento da aplicação da lei terá nas casas legislativas do país. Um sem-número de candidatos fichas sujas concorreram sem registro no ano passado. O que por si só já é um absurdo. Muitos ganharam no voto, mas foram barrados na hora da diplomação. Agora, terão direito a assumir os mandatos, tirando da cadeira os fichas limpas que tomaram posse em janeiro último.

Casos notórios de políticos barrados como os ex-governadores Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), João Capiberibe (PSB-AP) e o limpezíssima Jáder Barbalho (PMDB-PA) agora serão revertidos por seus advogados.

Vejam como votaram os ministros do STF sobre a aplicação imediata do Ficha Limpa para as eleições de 2010:

Contra A favor
Gilmar Mendes Joaquim Barbosa
José Antônio Dias Toffoli Carlos Ayres Britto
Marco Aurélio Mello Ricardo Lewandowski
Celso de Mello Carmen Lúcia
Cezar Peluso Ellen Gracie
Luis Fux

Nenhum comentário: